Mentor Consultoria

Mentor Consultoria
Consultoria Empresarial

Quem é Ariadne Zippin

Minha foto
Curitiba, Pr, Brazil
Presidente da Associação Brasileira de Defesa Cívica. Professora Universitária. Diretora da Mentor Consultoria Empresarial. Membro da Academia de Letras José de Alencar. Uma pessoa comprometida com a vida, antenada, criativa e positiva. Sempre em busca de novos conhecimentos e pensamentos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A vestimenta

A vestimenta é importantíssima. Não estou dizendo que você tem que usar roupas de grifes caríssimas. Você precisa da roupa certa, pra ocasião certa e principalmente roupas que mostram quem você é e o deixe confortável. Para homens um terno é maravilhoso, mas imagine esse homem indo de terno à academia, o que me diz? Se você pelo menos esboçou um sorriso, já entendeu o que estou falando. Roupa certa para a ocasião certa!
Imagine uma mulher indo trabalhar em um escritório jurídico vestindo a roupa da academia, é o mesmo problema. E isso é mais comum do que se imagina. Cansei de ver ótimos profissionais serem desvalorizados no trabalho por irem de bermudas, chinelos ou calças rasgadas. Isso não é preconceito meu, é da sociedade. Adoro chinelos, mas os deixo em casa, até na piscina prefiro sandálias, nunca se sabe aonde você pode encontrar seu empregador ou futuro chefe....rs Você pode usar as roupas da moda, por mais esdrúxulas que possam parecer, mas limite essas roupas, decotes, minis, plataformas, para os finais de semana, balada e festas. Roupas profissionais não são as mais extravagantes. Você tem que sobressair e não sua roupa.
Você já ouviu uma frase parecida: a fulana subiu de cargo por que está de caso com alguém? Não estou defendendo as fulanas que subiram no cargo assim, mas estou defendendo as profissionais que ainda não sabem se vestir de forma a passar seriedade e crescer por seus méritos profissionais. Elas acabam sofrendo simplesmente por não saberem se vestir adequadamente.
Conforto é a palavra da vez, quando se fala de roupa. Eu sou um pouco temerosa, pois muitas vezes as pessoas confundem conforto com relaxo e até mesmo com ócio, se pudessem iriam trabalhar de pijamas. Sugiro até quem trabalha em casa a tirar os pijamas e se vestirem como se tivessem que sair de casa para trabalhar. Isso melhora até o ânimo, o ego e a auto-estima. Se você não gosta de saltos, use sapatos baixos que combinem com você e como cargo que quer ocupar. Perceba “como cargo que QUER ocupar” e não o cargo que ocupa. Já vi pessoas que trabalhavam de forma tão informal que quando foram obrigados a usar uma camisa para assumir a coordenação da empresa os colegas começaram a chamá-lo de esnobe. Você não pode perder sua personalidade e sua postura, se você se vestir de forma adequada, poderá galgar qualquer cargo e sua aparência não será um empecilho.
Veja a importância da vestimenta e em nenhum minuto falamos de marcas, sabe porque? A única marca que está importando no momento é a SUA!

Um comentário:

  1. Ah, como é bom ler coisas interessantes em momentos de descanso! =)

    ResponderExcluir