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Quem é Ariadne Zippin

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Curitiba, Pr, Brazil
Presidente da Associação Brasileira de Defesa Cívica. Professora Universitária. Diretora da Mentor Consultoria Empresarial. Membro da Academia de Letras José de Alencar. Uma pessoa comprometida com a vida, antenada, criativa e positiva. Sempre em busca de novos conhecimentos e pensamentos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A aparência

O produto é muito mais complexo do que podemos imaginar. Um shampoo é mais que um simples shampoo. Ele é constituído pelo produto em si, a embalagem, o preço, o rótulo, a marca, a tampa, enfim, quando falamos de um produto estamos englobando tudo que nele consta e não simplesmente seu líquido.

Quando falamos de uma pessoa, falamos dela como um produto por inteiro e por isso a importância de conhecer o que engloba o “seu produto”.

Hoje vamos falar do composto visual: Aparência, Apresentação, Embalagem e a Vestimenta.

É muito comum as pessoas confundirem o marketing pessoal com a forma de se vestir, e isso é um erro. Claro que a aparência é importante, mas será que só as suas roupas importam? Não!

A aparência é como você se parece. Seu cabelo, seu porte, suas unhas, seu olhar, seu sorriso, seus dentes. Não adianta estar vestindo uma roupa de grife italiana, corte perfeito, se não limpou o cantinho dos olhos, se o feijão do almoço ainda está lá sorridente em sua boca, se o seu cabelo mostra que você está usando óleo de maquina de costura para ajeitá-lo. A aparência engloba tudo que as pessoas vêem e principalmente percebem sobre você. Falo isso, pois nem sempre somo percebidos como nos arrumamos, e isso mostra que a nossa percepção não está tão aguçada, podendo prejudicar a sua carreira. Vou dar um exemplo clássico ocorrido com uma pessoa conhecida. Maria(nome fictício) acordou para uma importante entrevista de emprego, se vestiu bem, calça preta, camisa branca, lenço no pescoço, sapatos limpos, pulseiras e anéis escolhidos a dedo. Lavou o rosto, penteou os cabelos, se maquiou, se perfumou e foi para a entrevista. Ela era muito competente e teria todos os atributos para assumir o cargo que pretendia, o problema dela é que ela colocou “atributos demais” na sua aparência. Erros cometidos: Carregou demais a maquiagem, passou muito perfume, mais anéis que saturno, brincos extremamente chamativos e barulhentos e por ai vai. Maria não passou a impressão de ser uma pessoa competente, mas sim de alguém que nem chegou e já incomodou. Deu pra você perceber que a aparência fala muito sobre você?

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