Você já reparou sua atitude no supermercado na hora de comprar um shampoo? Sei que homens e mulheres compram de formas diferentes, mas no fundo, existe um composto a ser analisado e que todos passam por isso.
Imagine que você ainda não tenha um shampoo preferido, ou que no supermercado que está, não exista sua marca favorita. O que você faz?
Você está parado em frente as prateleiras. Olha o que mais te chama atenção (visual). Vê se conhece a marca. Lê o rótulo pra conhecer mais, analisa se é para seu tipo de cabelo e quais os benefícios que ele pode ter. Abre, sente o aroma. Escolhe um dos tamanhos que mais agrada (conteúdo). Ai, vai ver o preço. Se o conjunto agradar, você compra, caso contrário, continua a sua escolha. Estou falando algum absurdo?
Certo! Sei que existem pessoas que vão ver o preço antes, pra depois analisar o restante. Se o preço for muito baixo, pode se desconfiar do produto, se for muito alto, poucos compram. Não importa a ordem da análise. O que importa é que essa análise é feita sempre e que você vai conseguir aprender muito para seu crescimento pessoal e profissional, com esse simples shampoo!
Algumas vezes você nem escolhe tanto. Se o seu shampoo preferido não tiver, mas tiver algum da mesma marca, você leva, ou leva um que tem o mesmo aroma, ou ainda com a embalagem mais chamativa. As escolhas são feitas pelo composto de marketing ou marketing mix.
Produto, Preço , Praça e Promoção. (Existem outros Ps, Cs e demais letrinhas mercadológicas, mas nas próximas postagens, vamos analisar essas 4)
Pronto aqui está mostrando que você é um shampoo!
Ainda não percebeu?
Vou dar uma dica: Você é um shampoo pelo fato de ser escolhido e não pela escolha que está fazendo! Entendeu? Ainda não?
Não se preocupe, amanhã tem mais!
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário